Home »  História

Quem Somos  |  História  |  Galeria de Presidentes

O Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maquinismos, Ferragens, Tintas, Material Elétrico e aparelhos Eletrodomésticos de Curitiba e Região Metropolitana, com sede em Curitiba, capital do Estado do Paraná, na rua Marechal Deodoro, 469, 2° andar, foi reconhecido em 9 de setembro de 1938, com o nome de Sindicato dos Varejistas do Paraná, por ato do Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio no processo n° 8.508.

Seu primeiro presidente, Farah Tacla, contou em sua diretoria com nomes como o de Manoel Fernandes Maia, secretário e Carlos de Ferrante, tesoureiro, funcionando na rua XV de Novembro, n° 146.

Mais tarde, já com o nome alterado para Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios no Estado do Paraná, a diretoria presidida por Arnaldo Azevedo, fez construir na rua Marechal Deodoro, n° 469, a nova sede com 1.860 metros quadrados, que foi inaugurada pelo então presidente da República, Getúlio Dornelles Vargas, sendo governador do Estado do Paraná, Bento Munhoz da Rocha Neto.

Em 19 de janeiro de 1948, junto com mais quatro sindicatos patronais do comércio, participou da criação da Federação do Comércio do Estado do Paraná, entidade de grau superior, que entre outros objetivos e atribuições, passou a administrar os serviços sociais e de aprendizagem comercial no Paraná, através do SESC e SENAC.

Posteriormente, com o nome de Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios, Maquinismos, Ferragens, Tintas e Material Elétrico do Paraná, sob a presidência do Sr. Alceu Abagge, foi construída a nova sede, na rua Pedro Ivo, 750, com 6.800 metros quadrados, inaugurada no dia 16 de julho de 1980, comemorando o Dia do Comerciante.

Sede Administrativa em prédio
próprio na Rua Pedro Ivo, 750, onde o Sindilojas
permaneceu até junho de 2007

ATENDIMENTO AOS ASSOCIADOS

O Sindicato presta diversos serviços aos seus associados, como: atendimento jurídico, médico e odontológico, bem como exames de laboratório, além de representar a categoria econômica, em número aproximado de 8 600 empresas, junto aos órgãos públicos, especialmente em Convenções Coletivas de Trabalho com os sindicatos e empregados.

Os serviços são personalizados, com hora marcada e, na área médica, nas mais diversas especialidades. As consultas médicas e odontológicas são gratuitas aos associados, inclusive o atendimento do Departamento Jurídico.

A diretoria tem participado de diversos encontros de âmbito nacional e estadual, e inclusive promoveu e patrocinou o XII Encontro Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio, no mês de abril de 1996, reunindo aproximadamente 700 representantes de Federações e Sindicatos patronais.

No final do ano passado, o presidente Ari Faria Bittencourt integrou na Federação do Comércio do Paraná,a Comissão encarregada dos estudos para implantação da Câmara Intersindical de Conciliação e Arbitragem Trabalhista, em conjunto com a Federação dos Trabalhadores no Comércio do Paraná, culminando com a instalação, no dia 12 de abril deste ano, da Comissão de Conciliação Prévia, que atuou com muito sucesso na solução dos problemas trabalhistas entre empresários e empregados, evitando-se a propositura de ações na Justiça do Trabalho.

A partir do dia 24 de julho de 2002, assumiu a presidência do Conselho que administrava a Câmara Intersindical, que era composta além da Federação do Comércio do Paraná e da Federação dos Empregados no Comércio do Paraná, de mais 16 sindicatos. A CICAT foi dissolvida em dezembro de 2010.