Sindilojas no Guerreiro do Comércio 2006

Home »  Sindilojas no Guerreiro do Comércio 2006

Guerreiro-do-Comercio-2006-01
Homenagem à OMAR RACHID FATUCH

O Sistema Fecomércio Sesc Senac realizou na noite de 14 de julho de 2006, no Paraná Clube, em Curitiba, solenidade em homenagem a empresas e empresários do comércio de bens, serviços e turismo, reconhecidos pela comunidade em que estão inseridos.

Na ocasião foi entregue o prêmio “Guerreiros do Comércio”, para “destacar empresas que sejam exemplo com ações vitoriosas e que demonstrem excelente capacidade administrativa”, nas palavras do presidente do Sistema, Darci Piana.

O Dia do Empresário do Comércio transcorre no dia 16 de julho e, há algum tempo, o Sistema Fecomércio Sesc Senac vinha preparando um projeto para dar destaque às empresas que se destacam no setor. “Os sindicatos filiados ao Sistema são acionados para buscar, na sociedade em que estão inseridos, essas empresas com tempo de mercado, projeção e reconhecimento da comunidade, além de notoriedade empresarial”, acentua Piana.

Em reconhecimento, os empresários e empresas destacados recebem uma escultura simbolizando o “Guerreiro do Comércio”, certificado de reconhecimento e direito ao uso de um selo de empresa ou empresário destacado como “Guerreiro do Comércio”.

O troféu, encomendado ao escultor Luiz Galiastri, representa o empresário do comércio de bens, serviços de turismo, que luta no dia-a-dia pela sobrevivência do seu empreendimento. “Somos, todos, batalhadores no nosso ramo de trabalho. Reconhecer nossos companheiros por esta luta diária, como guerreiros na luta pela sobrevivência, é uma honraria que a Federação do Comércio não abre mão. Desenvolvemos este prêmio como um símbolo e como uma homenagem a todos aqueles que fazem do seu trabalho, o engrandecimento da sociedade em que estão inseridos”, conclui Piana.

Guerreiro-do-Comercio-2006-02

O Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maquinismos, Ferragens, Tintas, Material Elétrico e Aparelhos Eletrodomésticos de Curitiba e Região Metropolitana escolheu o empresário Omar Rachid Fatuch para receber a homenagem e o troféu Guerreiro do Comércio.

Nascido em Curitiba, Paraná, em 12 de outubro de 1926, filho de Rachid Pacífico Fatuch e Maria Pacífico Fatuch, Omar Rachid Fatuch casouse com Marly de Souza Fatuch, sendo filhos: Denise, Roberto e Fabiano e dois netos. Em 1946 inicia sua carreira profissional, como comerciante, sendo sócio de seu pai na empresa SEDADADA Comércio de Tecidos e em 1956 funda sua própria empresa, inaugurando a Camisaria Avenida, loja voltada para o então nascente ramo de confecções masculinas, iniciando com a comercialização de camisas para homens; incluindo, depois, roupas prontas em geral para homens.

Guerreiro-do-Comercio-2006-03

Após reforma e ampliação da loja, em 1970, muda a denominação para LAVIER’S MODA MASCULINA, que mantém até hoje e, em 1973, com a fundação da HOTUSA, empresa familiar voltada para o ramo de hotelaria, assume a função de diretor financeiro, sendo um de cinco sócios; em 1974 assume a Presidência da Hotusa.

Já em 1985 funda em sociedade com sua irmã, Odette Fatuch Santos, a empresa HOTEL DEL REY LTDA, tendo então arrendado e passando a administrar o HOTEL DEL REY, de propriedade da Hotusa e em 1987 ingressa na área de construção civil, juntamente com o seu filho Roberto de Souza Fatuch.

Sua Atuação na área de clubes de serviço, entidades sociais e de classe está registrada como segue:

Em 1970 inicia sua colaboração a clubes, aceitando convite do Sr. Zake Sabbag Filho para assumir a Diretoria Social em sua gestão à frente do Clube Sírio Libanês. Nesta função fica por duas gestões (70/72 e 72/74); em 1974 é eleito para a presidência do Clube Sírio Libanês, na gestão 74/76;

É chamado, em 1979 para participar da Diretoria do Santa Mônica Clube de Campo, é eleito, assumindo a função de Diretor Tesoureiro. Em 1981 integrando a Legenda Família Moniquense, assume a função de Diretor Social, onde ficou por duas gestões (81/83 e 83/85). Também em 1985, mais uma vez, como integrante da Legenda Família Moniquense, assume a Vice Presidência do Clube.

Candidato pela Família Moniquense, em 1987 é eleito Presidente do Santa Mônica Clube de Campo, tendo sido reeleito para mais duas gestões, fato inédito no Clube (87/89,89/91 e 91/93). Exerce também os seguintes cargos: Conselheiro, membro do Conselho Deliberativo do Clube Thalia, desde 1982 até 1992; Conselheiro, membro do Conselho Deliberativo do Círculo Militar do Paraná, desde 1989 até 2002; Conselheiro e Presidente da FREI – Fundação de Recuperação do Indigente; Tesoureiro do Clube dos Diretores Lojistas do Paraná; Tesoureiro por duas gestões e presidente do Rotary Clube Curitiba Oeste; Presidente do Conselho Administrativo da Igreja de São Jorge.

Atualmente Omar Rachid Fatuch exerce os seguintes cargos: Diretor Cultural e de Turismo do Clube Santa Mônica; Conselheiro membro do Conselho Deliberativo do Clube Curitibano, Vice Presidente do Sindicato Patronal dos Hoteleiros do Paraná e Vice Presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Paraná.

Recebeu as seguintes comendas, diplomas e condecorações:

Diploma de Cidadão Benemérito de Curitiba 31/03/88; Diploma de Colaborador Emérito do Exército – 5a. Região Militar, em 25/08/88; Diploma de Mérito da União dos Escoteiros do Brasil em 23/04/89; Diploma de Amigo da Policia Militar do Paraná, em 17/05/89; Medalha e diploma de Honra ao Mérito Cenecista Professor João Cândido, da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade a 14/06/89; Diploma Amigo do Bombeiro – Polícia Militar do Paraná a 02/07/90; Diploma de Membro Honorário do Ministério da Aeronáutica – Comando do Cindacta II 26/06/91; Medalha Reconhecimento da Região Heróis da Lapa – 5a. Região Militar (Centenário) em 26/06/91, Diploma de Distinção Leonística do Lions Clube por serviços prestados á Comunidade no desempenho da Presidência do Santa Mônica Clube de Campo em 14/06/89; Diploma de Honra ao Mérito por serviços prestados à comunidade no exercício e desempenho da Presidência do Santa Mônica Clube de Campo em 19/09/92; Prêmio Cidade de Curitiba pelos serviços prestados à comunidade de Curitiba a 29/03/92; Título de Irmão Acadêmico Honorário da Academia de Cultura de Curitiba tutelada pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba em 18/06/2004; Comenda de Paul Harris; Comenda da Ordem Civil e Militar dos Cavaleiros do Templo pelo grau de Comendador a 31/08/1990; Comenda de Mérito Santos Dumont por serviços prestados à Aeronáutica Brasileira em 03/06/92; Comenda Luiz Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias – Patrono do Exército; Comenda da Ordem do Mérito Militar no Corpo de Graduados Especiais no grau de Cavaleiro da mesma ordem em 30/03/2000 e Comenda dos Santos São Pedro e Paulo pelos serviços prestados ao Exército Brasileiro, em 19/11/93.

Guerreiro-do-Comercio-2006-04

Guerreiro do Comércio 2011